LARANJAL

 

Praia do Laranjal

A Praia do Laranjal situada a dez minutos do centro da cidade de Pelotas, com seus Balneários Santo Antônio, Valverde e Prazeres, e um lugar movimentado e aprazível ideal para quem deseja repousar e se divertir.

O povoamento da cidade se originou em 1763, quando muitos habitantes da vila de Rio Grande, fugindo da invasão espanhola ocorrida na época, buscaram refúgio nas terras pertencentes a Thomaz Luiz Osório, que se localizava às margens da Laguna dos Patos – hoje Balneário do Laranjal.

O Laranjal teria esse nome porque, durante certa época, a família que era proprietária de toda a sua área, e que mais tarde a transformou em diversos loteamentos, teria tentado implantar um laranjal ali. Com isso, ficou o hábito de dizer "lá no Laranjal dos Assumpção". No entanto, não há nada que prove essa hipótese.

Já o Barro Duro, nome antigo e ainda usado por alguns, para o Balneário dos Prazeres, um dos três Balneários que formam o Laranjal, seria resultado de uma constatação. Ali, a parte de praia com areia é menor do que a dos outros dois balneários, Valverde e Santo Antônio. Em uma época em que não havia calçamento, predominava, nos Prazeres, o chão batido — e quando chovia, o barro. Por isso, ficou a referência do "barro duro".



Veja algumas fotos da Praia

Parceiros

Conheça nossos parceiros